top of page

Análise: Qual o impacto da eleição de Trump sobre a imigração para os EUA?


Qual o impacto para a imigração, com a surpreendente notícia sobre a eleição de Donald Trump como novo Presidente dos EUA? E mais do que isso, com o Partido Republicano, assumindo o controle do Senado e da Câmara.


A sua eleição deve mudar radicalmente os pilares da política americana que vinha sendo conduzida por Obama. Essa campanha presidencial deixará cicatrizes profundas também na população americana, que se engajou e se dividiu de maneira muito clara. Nunca uma eleição presidencial dos EUA tinha sido tão polarizada e emocional.


De maneira prática, o tom de mudanças para a política de imigração de Donald Trump, foi claro desde o início de sua campanha. Uma de suas propostas mais polêmicas durante a campanha, foi a construção do muro entre os EUA e o México. Então o que isso deve impactar na política de imigração?


Tudo indica que haverá um acirramento no combate à imigração ilegal, possivelmente aumentando o volume de deportações e a insegurança dos milhões de pessoas que hoje vivem assim nos Estados Unidos.


Por outro lado, Trump apresenta um perfil capitalista e voltado para a economia interna e geração de empregos americanos, que pode trazer uma flexibilização nos processos de vistos através de investimento, que trazem recursos e empregos para os Estados Unidos, como os vistos E-2 (tratados de comércio para investimentos de alguns cidadãos de certas nacionalidades), vistos L-1 (expatriação de executivos para desenvolvimento de negócios nos EUA), EB-5 (green card para investimentos acima de US$ 500 mil e geração de 10 empregos), e possivelmente para o visto voltado para investimento em start ups, que ainda está sendo analisado pelo governo.


Nesse contexto, se torna ainda mais importante, planejar o seu processo de mudança para os EUA, priorizando a criação de um negócio sólido e sério, que vise gerar empregos para a economia americana.


Qual caminho será seguido ao certo, apenas o tempo irá dizer, mas é uma certeza que as pessoas que estão planejando investir e morar nos EUA, devem estar bem preparadas para demonstrar os investimentos que estão sendo feitos, e não tentarem buscar um caminho simplista e improvisado.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page