top of page

Flórida se torna porto seguro para brasileiros insatisfeitos

Por Antonio Tozzi


Com o aumento da procura de empresários e executivos pela troca do Brasil pelos Estados Unidos, muitas consultorias foram criadas para oferecer serviços aos interessados. Uma delas é a JBJ Partners, que está há três anos no mercado americano, mas já atua há mais de 15 anos no mercado brasileiro. A empresa surgiu a partir da necessidade que a KC&D Consultoria (bastante conceituada no Brasil, fundada por David Kallas, professor do Insper e co-autor de alguns livros) sentiu ao conversar com seus clientes e com os executivos de suas empresas.



A partir dessa percepção, a KC&D investiu em infraestrutura, conhecimento e relacionamento nos EUA e montou uma equipe nos EUA com know-how tanto na parte de expatriação quanto na parte de consultoria empresarial. “Fizemos aquilo que recomendamos aos nossos clientes: começar devagar, sentir o mercado, investir em relacionamento, para apenas depois disso acelerar o investimento.”, afirmou Jorge Botrel, sócio da KC&D e da JBJ Partners, que foi responsável pela contratação da equipe nos EUA, enquanto se alternava com projetos no Brasil. Botrel foi executivo de Marketing e Vendas em empresas como Credicard, Vivo e Nextel, sendo que nessa última foi o Diretor Comercial, gerenciando uma equipe de vendas com mais de 1400 vendedores e mais de 100 pontos de vendas.


Nos Estados Unidos, a JBJ Partners conta com quatro consultores e alguns dos projetos envolvem a equipe do Brasil também, onde estão mais 7 profissionais. A empresa se divide em 2 frentes principais: Expatriação e Consultoria de Negócios. Na frente de Expatriação, atua assessorando famílias, executivos e empresários a estruturarem o seu projeto de expatriação, o que envolve não apenas a petição jurídica, mas também inclui o planejamento familiar, pessoal, financeiro, contábil e tributário dos clientes. “Pesquisamos profundamente mais de uma dezena de advogados de imigração nos EUA, para garantir que nossos clientes trabalhem com profissionais éticos e que não estão aceitando um caso, apenas para receber os honorários, sem se preocupar com a chance de aprovação do cliente.”, ressalta Botrel.


Já na frente de Consultoria Empresarial, a JBJ aplica toda a experiência de mais de uma década no Brasil, junto com o aprendizado na América dos últimos anos, para ajudar empresas e empresários a planejarem com assertividade a entrada no mercado americano, participando inclusive da implementação da estratégia. “Compusemos a equipe com americanos ou pessoas que já atuam nos EUA há mais de 5 anos, para enriquecer o valor que podemos agregar aos clientes.”, diz Botrel. Ajuda na análise estratégica e financeira para investimento em negócios nos EUA, elaboração de plano estratégico, operacional ou financeiro, levantamento de regulamentação e licenças para o negócio, entre outros, são algumas das áreas aonde a JBJ Partners atua, apoiando também no gerenciamento e na execução dos projetos e não apenas no planejamento.

Clientes da JBJ Partners

Um dos clientes da empresa é Gustavo Reichardt, ex-Head Global de Marketing da Sanofi – uma das maiores empresas do mundo do setor farmacêutico. Mesmo trabalhando na sede da empresa em Paris, com todos benefícios desfrutados como alto executivo expatriado, ele decidiu assumir um antigo sonho de se tornar empreendedor e escolheu os Estados Unidos, país onde já havia morado anteriormente e onde considera ser um ambiente mais propício para investidores, comparado com a Europa.

Desse modo, a JBJ Partners ajudou Reichardt a se tornar o franqueado responsável pela área de Austin, no Texas, da franquia uBreakiFix, marca referência em reparos e serviços para computadores e celulares, em franca expansão. As duas primeiras unidades serão abertas em breve, e esse é o primeiro passo rumo a uma série de empreendimentos previstos. “Minha decisão de trocar a estabilidade de um emprego fixo por uma carreira de empreendedor em outro país não foi nada fácil. Por isso, poder contar com os profissionais qualificados e éticos da JBJ Partners, fez toda a diferença em nosso processo. A ajuda deles na elaboração do Plano de Negócio e no gerenciamento da nossa petição imigratória, nos salvou de várias armadilhas, que sozinhos provavelmente não teríamos percebido”, confirma Gustavo, que veio aos EUA com a família, através de um visto E-2.


Os bons resultados têm atraído outros interessados que buscam assessoria da consultoria para ajudar na introdução de suas mercadorias no mercado americano. “No caso de companhias que possuem produtos ao consumidor, a JBJ Partners faz pesquisa de mercado, define estratégia, monta o planejamento financeiro, estrutura logística interna e externa, ajuda a desenvolver os canais de vendas e, ainda, podemos auxiliar no gerenciamento da empresa como parte da equipe do cliente nos EUA”, esclarece Jorge Botrel.


Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page