Trump promete facilitar “caminho para a cidadania” para portadores do visto H-1B

January 17, 2019

Trump fala em facilitar vistos para imigrantes qualificados. Foto: Reuters/Jim Bourg.

Link para matéria original: https://gazetanews.com/trump-promete-facilitar-caminho-para-a-cidadania-para-portadores-do-visto-h-1b/

 

O presidente Donald Trump disse que planeja mudanças que facilitaria o caminho do visto H-1B – concedidos temporariamente a imigrantes altamente qualificados para que possam trabalhar em ocupações especiais – para a cidadania americana.

 

Segundo informação do presidente pelo twitter na sexta-feira, 11, as mudanças trariam simplicidade e facilitaria a obtenção de esses trabalhadores se tornarem cidadãos norte-americanos.

 

Não está claro o que Trump quis dizer exatamente, já que simplificar um caminho para a cidadania para tais detentores de visto quase certamente exigiria aprovação do Congresso, e a Casa Branca não fez tal sugestão em sua mais recente proposta de financiamento de segurança na fronteira, ou qualquer outra oferta pública sobre o assunto.

 

“Os detentores de H1-B nos Estados Unidos podem ter certeza de que as mudanças estão chegando em breve, o que trará simplicidade e certeza à sua estada, incluindo um caminho potencial para a cidadania”, twittou Trump.

 

“Queremos incentivar pessoas talentosas e altamente qualificadas a buscar opções de carreira nos EUA”

 

“Detentores do H1-B nos Estados Unidos podem ter certeza de que as mudanças estão chegando, o que trará simplicidade e certeza para a sua estadia, incluindo um caminho potencial para a cidadania. Queremos incentivar pessoas talentosas e altamente qualificadas a buscar opções de carreira nos EUA”, escreveu Trump.

 

Porém, o impasse do presidente com o Congresso ainda permanece e a paralisação parcial do governo federal já é a mais longa da história do país.

 

O presidente se nega a aprovar o orçamento até que ele consiga 5,6 bilhões de dólares para construir um muro ao longo da fronteira com o México com o objetivo de impedir a imigração ilegal.

 

Neste sábado, 12, o “shutdown” – paralisação de serviços do governo federal, completou 22 dias.

 

Visto H1B

 

O visto H-1B, nos termos da Lei de Imigração e Nacionalidade, permite que os empregadores dos EUA empreguem temporariamente trabalhadores estrangeiros com pelo menos um diploma de bacharel em ocupações especializadas. Os portadores do visto H-1B podem solicitar um green card para obter residência permanente – o que não significa a cidadania.

 

No entanto, a concorrência é grande para obtenção desses vistos temporários. Em 2018, os Estados Unidos atingiram o limite do número de vistos H-1B que poderiam emitir, 65 mil, na primeira semana de abril, de acordo com o Departamento de Segurança Interna.

 

Trump expressou abertura a uma reforma mais ampla da imigração, mas insistiu que deseja primeiro o financiamento para um muro de concreto ou aço, junto com o financiamento de tecnologia e pessoal para lidar com a situação na fronteira.

 

Durante a campanha, ele propôs aumentar o salário pago aos detentores de visto H-1B em um esforço para forçar as empresas a dar empregos básicos a um grupo existente de trabalhadores desempregados nos EUA, em vez de trazer trabalhadores mais baratos do exterior.

 

“Isso vai melhorar o número de trabalhadores negros, hispânicos e femininos no Vale do Silício que foram preteridos em favor do programa H-1B”, escreveu a campanha Trump em uma plataforma de imigração de agosto de 2015. Com informações da Reuters.

 

 

Please reload

Featured Posts

Já pensou em empreender fora do Brasil? Confira dicas de especialistas

July 29, 2018

1/7
Please reload

Recent Posts