Democratas apresentam projeto de imigração proposto por Biden


O texto propõe conceder um caminho para a cidadania a 11 milhões de pessoas, mas deve enfrentar grande resistência dos republicanos, especialmente no Senado


Veja matéria original no link: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/02/18/democratas-apresentam-projeto-de-imigracao-proposto-por-biden.ghtml


Por Valor — São Paulo

18/02/2021 17h22



Os democratas apresentarão formalmente no Congresso nesta quinta-feira um projeto de lei proposto pelo presidente dos EUA, Joe Biden, para a imigração. O texto propõe conceder um caminho para a cidadania a 11 milhões de pessoas, mas deve enfrentar grande resistência dos republicanos, especialmente no Senado.


O projeto é visto como uma peça central da estratégia de Biden para construir um sistema de imigração mais humano nos EUA após anos da retórica agressiva adotada por Donald Trump e de medidas polêmicas para barrar a entrada de imigrantes na fronteira.


Detalhes do projeto foram revelados por aliados de Biden em uma entrevista coletiva concedida hoje. A principal medida proposta é um processo de oito anos para que 11 milhões de pessoas que vivem sem documentos nos EUA possam obter a cidadania americana.


Depois de passar por verificações de antecedentes e pagar impostos, eles seriam autorizados, inicialmente, a viver e trabalhar nos EUA por cinco anos. Concluída esta etapa, eles poderiam obter o chamado “green card”, o visto de residência permanente no país. Após mais três anos, a cidadania seria concedida.


O texto também propõe outras mudanças mais abrangentes na lei de imigração, facilitando, por exemplo, que integrantes de famílias que já estejam nos EUA também possam se mudar para o país. Outra medida prevê uma expansão do número de vistos de trabalho, para permitir que mais estrangeiros venham aos EUA para buscar empregos.


“Estamos aqui hoje porque, no último mês de novembro, 90 milhões de americanos votaram contra Donald Trump e tudo o que ele defendia”, disse o senador Bob Menendez, um dos responsáveis por apresentar o projeto. “Eles votaram para restaurar o bom senso, a compaixão e a competência no nosso governo. E parte desse mandato é consertar nosso sistema de de imigração, que é a pedra angular do show odioso de terror de Trump.”


Menendez, no entanto, reconheceu que será difícil conseguir o apoio de 10 senadores republicanos para grande parte das medidas propostas por Biden. Se aprovado, o projeto pode ser a maior lei de cidadania a passar pelo Congresso desde 1986, quando o então presidente republicano Ronald Reagan legalizou a situação de quase 3 milhões de imigrantes sem documentos nos EUA.







Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square