top of page

Confira sete dicas para não cair em golpe de visto

https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2018/06/confira-sete-dicas-para-nao-cair-em-golpe-de-visto-americano-cji3flw5o0e4g01qobeiahfa9.html

A Polícia Civil descobriu um golpe na obtenção de visto para os Estados Unidos feito por uma agência de turismo localizada no centro de Porto Alegre que teria lucrado mais de R$ 22 mil com pelo menos 19 vítimas. O caso foi levado à polícia pelo Consulado Americano, que entrou em contato porque várias pessoas — que pagaram valores antecipadamente para a mesma empresa — haviam procurado o órgão dizendo que tinham entrevistas agendadas, mas as reuniões não estavam marcadas.

Agentes cumpriram dois mandados de busca e um de prisão preventiva. Um suspeito está foragido. Confira, abaixo, sete dicas do delegado Marco Antônio de Souza, da Divisão Judiciária e de Operações, para não cair em golpes durante a solicitação de visto:

1- Só o Consulado Americano concede vistos

De acordo com o delegado Marco Antônio de Souza, da Divisão Judiciária e de Operações, o único órgão habilitado no Rio Grande do Sul para fornecer o visto para os Estados Unidos é o Consulado Americano. As agências realizam o serviço de intermediação para a solicitação do visto. Por isso, sempre que houver dúvidas em relação ao seu procedimento, entre em contato com o consulado.

2- Pesquise sobre a agência

A polícia descobriu que havia várias reclamações na Justiça sobre a agência que aplicou o golpe em Porto Alegre, e ainda, constavam vários avisos sobre fraudes em sites de obtenção de visto. Assim, uma das dicas do delegado é fazer uma pesquisa na internet sobre a empresa que você deseja contratar.

3- Desconfie de promessas

Se o responsável pelo serviço disser que tem contato com alguém do consulado para facilitar a emissão do visto ou lhe der certeza de que o documento será emitido, desconfie.

4- Fique atento a falsas informações

Segundo o delegado, a empresa afirmava que o valor do visto subiria, para que o pagamento fosse feito antecipadamente e informava, ainda, que havia problemas no agendamento da entrevista com o consulado. Souza ressalta que frases como essas são comuns e são margens para desconfiança. Ao ouvir relatos como este, faça contato diretamente com o consulado e cheque se o que está sendo informado é verdade.

5- Em caso de desconfiança, evite o pagamento antecipado

Caso você suspeite de alguma solicitação ou informação por parte da agência, não faça nenhum antecipado e entre em contato com o consulado.

6- Peça o link para acompanhar a solicitação

Peça o link de acompanhamento do site do consulado para monitorar o andamento da sua solicitação e confirmar a data da sua entrevista.

7- Pesquise valores

Para saber quanto você está pagando pelo serviço da agência, pesquise o valor da taxa de visto e compare.

Como solicitar seu visto diretamente no Consulado

- Para encaminhar o visto sem intermediários, o primeiro passo é acessar a página de vistos no site da Missão Diplomática dos EUA.

- Nessa página, há uma lista descrevendo os tipos de vistos e um menu de acesso rápido para as duas principais categorias de vistos: vistos de imigrante (para pessoas que pretendem imigrar para os Estados Unidos) e vistos de não imigrante (para pessoas que desejam visitar os Estados Unidos). Neste momento, deverá ser solicitada a opção que corresponde ao objetivo de sua viagem, por exemplo, turismo, estudo ou trabalho.

- Aqui, você encontra as dicas para solicitar visto de Turismo.

- Um perguntas e respostas sobre o tema pode ser encontrado neste site.

Endereço e contatos do Consulado:

Endereço: Avenida Assis Brasil, 1889, Passo d'Areia, Porto Alegre

Horário de funcionamento: para serviços de vistos de não imigrante: das 8h30 às 11h30; para cidadãos americanos: das 13h às 15h

Contato: (51) 3345-6000

Site: http://bit.ly/consuladoeuaportoalegre

O que levar ao Consulado

Passaporte válido; qualquer outro passaporte antigo com visto; página impressa da confirmação da solicitação (a ser impressa depois que o solicitante concluir o processo online); Foto 5x5 ou 5x7; qualquer documento que ache necessário para a entrevista.

Outros documentos

- Segundo a Lei de Imigração e Naturalização, todos os solicitantes de visto de não imigrante devem demonstrar ao oficial consular que têm fortes vínculos com seu país de residência e precisam demonstrar que pretendem deixar os EUA depois de sua visita temporária. Embora não haja uma lista específica de documentos a serem fornecidos ou algo que deva ser feito para demonstrar os laços fora dos Estados Unidos, alguns itens podem ajudar na hora da entrevista. Confira alguns deles:

- Carteira de trabalho, declaração de Imposto de Renda, extratos bancários, documentos de veículos, escrituras, declarações escolares, cartas de empregadores e, para donos de negócios ou sócios, declarações de imposto da empresa, uma certificação recente de CNPJ, entre outros.

- Passaportes anteriores para você e outras pessoas viajando com você, especialmente se forem seus familiares. Passaportes atuais e anteriores de familiares que não vão viajar com você também podem ser úteis. Se você acha que seu passaporte vencido será retido pela Polícia Federal quando você for renová-lo, sugerimos que faça uma cópia completa de seu passaporte antigo antes disso e que a traga para a entrevista.

- Quaisquer vistos anteriores para os Estados Unidos em seu passaporte atual ou expirado, especialmente se você estiver renovando o mesmo tipo de visto que ainda esteja válido ou tenha vencido há menos de 12 meses (ex: através dos programas de renovação de visto).

- Se alguém mais irá pagar por sua viagem, então pode ser importante trazer documentos que demonstrem os vínculos da pessoa ou organização fora dos Estados Unidos, além de documentos que ajudem a demonstrar os vínculos do próprio solicitante com seu país de residência.

- O oficial consular pode solicitar documentos que não estejam mencionados na lista para que fiquem demonstrados laços suficientes com o país.

O que você não deve levar a uma entrevista no Consulado

Proibido aparelhos eletrônicos: relógios e pulseiras marcas: Polar, Garmin, Sony, Samsung, Apple, Qualcomm, Timex; Aparelhos com entrada USB, funções de frequenciamento, GPS ou Bluetooth; Lanternas e laser; Calculadoras; Pen drive e cartões de memória; Senhas eletrônicas de bancos (token); CDs, DVDs e blu-ray; Câmeras digitais, modens, computadores.

Proibido telefones celulares: celulares (mesmo desligados); carregadores, cabos e similares; fones de ouvido.

Proibido armas: caneta tinteiro, facas, canivetes; cortador de unha, tesouras, alicate de unhas, lixas com pontas finas.

Proibido fumar: isqueiro; cigarros; cigarros eletrônicos.

Proibido bagagem: perfumes, cremes, shampoo, creme dental, maquiagem em geral, aerosol; remédios em geral.

Proibido alimentos: frutas, biscoitos; Iogurte; Balas, chicletes, doces; mamadeiras; líquidos.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page