top of page

Trump diz que acabará com direito automático de cidadania a bebês nascidos nos EUA


Link original da matéria: https://bit.ly/2DprTOn

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja assinar uma ordem executiva que acaba com o direito automático de cidadania norte-americana a qualquer bebê nascido no país. A revelação foi feita pelo próprio Trump em entrevista ao portal norte-americano Axios.

Seria mais um ato do presidente dos EUA para conter imigrantes que entraram ilegalmente no país e, após terem bebês em território norte-americano, contam com mais suporte legal para permanecer nos EUA.

"Somos o único país no mundo onde uma pessoa entra, tem um bebê e o bebê é essencialmente um cidadão dos Estados Unidos, com todos os benefícios. É ridículo. E tem que acabar", afirmou Trump ao Axios.

A medida desafiaria a 14ª Emenda da Constituição americana, que aponta que "todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos Estados Unidos, e sujeitas a essa jurisdição, são cidadãos dos Estados Unidos e do estado no qual ela resida".

Para alterar a emenda, Trump precisaria do apoio, em tese, de dois terços do Congresso americano. Mas ele diz que uma ordem executiva, unilateral, é suficiente para alterar a lei.

"Sempre me dizem que seria necessária uma emenda constitucional. Mas quer saber? Não precisa. Você definitivamente pode fazer isso por meio do Congresso. Mas agora dizem que eu posso fazer com uma ordem executiva", complementou Trump, dizendo que a medida está "em processamento" e será decretada em breve.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page