top of page

Economia dos Estados Unidos está muito bem, diz ex-presidente do Fed

Embora números da economia norte-americana estejam sólidos, integrantes do BC dos EUA já indicaram que devem começar a reduzir as taxas de juros.

Foto: Luiz Guilherme Gerbelli/G1

O ex-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) Ben Bernanke afirmou nesta sexta-feira (5) que a economia norte-americana está indo “muito bem” e que não há nada de errado com ela, apesar da preocupação dos agentes do mercado de uma possível recessão no futuro.

“A economia (dos Estados Unidos) está indo muito bem, crescendo no seu (patamar) potencial, não tem nada de errado com ela”, afirmou Bernanke, durante evento da XP Investimentos em São Paulo.

Bernanke foi presidente do Fed entre 2006 e 2014. Durante a sua presidência, a economia mundial enfrentou o maior período de recessão desde a Grande Depressão de 1929.

Embora os números da economia dos EUA estejam sólidos, o Fed tem sinalizado que pode iniciar um ciclo de redução das taxas de juros - seria o primeiro em uma década. O temor é de que os EUA possam enfrentar uma recessão no futuro. A próxima reunião do BC norte-americano está marcada para o fim deste mês.

O mercado observa os passos do Fed porque o comportamento dos juros nos EUA tem potencial para movimentar recursos aplicados em outras praças, sobretudo das economias emergentes, como é o caso do Brasil.

Trump e Fed

O ex-presidente do Fed também disse que hoje o Banco Central recebe mais pressão da Casa Branca do que no passado. “E isso é não uma coisa boa. Espero que mude”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem feito sucessivas críticas ao Fed, cobrando uma queda das taxas dos juros.

Clique aqui para ver a matéria original, por Luiz Guilherme Gerbelli

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page